A Felicidade Não É Deste Mundo... (excelente!)


A Felicidade Não É Deste Mundo... (excelente!)

     20.- Não sou feliz! A felicidade não foi feita para mim! exclama geralmente o homem em todas as posições sociais. 
     Isso, meus caros filhos, prova, melhor do que todos os raciocínios possíveis, a verdade desta máxima do Eclesiastes: 
     - "A felicidade não é deste mundo." 
     Com efeito, nem a riqueza, nem o poder, nem mesmo a florida juventude são condições essenciais à felicidade. Digo mais: nem mesmo reunidas essas três condições tão desejadas, porquanto incessantemente se ouvem, no seio das classes mais privilegiadas,
pessoas de todas as idades se queixarem amargamente da situação em que se encontram.

     Diante de tal fato, é incontestável que as classes laboriosas e militantes invejem com tanta ânsia a posição das que parecem favorecidas da fortuna. Neste mundo, por mais que faça, cada um tem a sua parte de labor e de miséria, sua cota de sofrimentos e de decepções, de onde facilmente se chega à conclusão de que a Terra é lugar de provas e de expiações.
Assim, pois, os que pregam que ela é a única morada do homem e que somente nela e numa só existência é que lhe cumpre alcançar o mais alto grau das felicidades que a sua natureza comporta, iludem-se e enganam os que os escutam, visto que demonstrado está, por experiência arqui-secular, que só excepcionalmente este globo apresenta as condições necessárias à completa felicidade do indivíduo.

     Em tese geral pode afirmar-se que a felicidade é uma utopia a cuja conquista as gerações se lançam sucessivamente, sem jamais lograrem alcançá-la. Se o homem ajuizado é uma raridade neste mundo, o homem absolutamente feliz jamais foi encontrado.
     O em que consiste a felicidade na Terra é coisa tão efêmera para aquele que não tem a guiá-lo a ponderação, que, por um ano, um mês, uma semana de satisfação completa, todo o resto da existência é uma série de amarguras e decepções. E notai, meus caros filhos, que falo dos venturosos da Terra, dos que são invejados pela multidão.
     
     Conseguintemente, se à morada terrena são peculiares as provas e a expiação, forçoso é se admita que, algures, moradas há mais favorecidas, onde o Espírito, conquanto aprisionado ainda numa carne material, possui em toda a plenitude os gozos inerentes à vida humana. 
     Tal a razão por que Deus semeou, no vosso turbilhão, esses belos planetas superiores para os quais os vossos esforços e as vossas tendências vos farão gravitar um dia, quando vos achardes suficientemente purificados e aperfeiçoados.
     Todavia, não deduzais das minhas palavras que a Terra esteja destinada para sempre a ser uma penitenciária. Não, certamente! Dos progressos já realizados, podeis facilmente deduzir os progressos futuros e, dos melhoramentos sociais conseguidos, novos e mais fecundos melhoramentos. Essa a tarefa imensa cuja execução cabe à nova doutrina que os Espíritos vos revelaram.

     Assim, pois, meus queridos filhos, que uma santa emulação vos anime e que cada um de vós se despoje do homem velho. Deveis todos consagrar-vos à propagação desse Espiritismo que já deu começo à vossa própria regeneração.         Corre-vos o dever de fazer que os vossos irmãos participem dos raios da sagrada luz. 
     Mãos, portanto, à obra, meus muito queridos filhos! Que nesta reunião solene todos os vossos corações aspirem a esse grandioso objetivo de preparar para as gerações porvindouras um mundo onde já não seja vã... a palavra... felicidade.

 - François-Nicolas-Madeleine, cardeal Morlot. (Paris, 1863.)
do livro “Evangelho Segundo O Espiritismo” capítulo V, item 20




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Tradutor

Os Mais Visualizados No Mes

Visite também meus outros Blogs

DEIXE SEU RECADO

Mensagens

(Palavras de Chico Xavier)

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora, e fazer um novo fim.

"O desespero é uma enfermidade. E um povo desesperado, lesado por dificuldades enormes, pode enlouquecer, como qualquer indivíduo.
Ele pode perder o seu próprio discernimento
Isso é lamentável, mas pode-se dizer que tudo decorre da ausência de educação, principalmente de formação religiosa."

“Trazendo a sua consciência tranquila, nos deveres que a vida lhe deu a cumprir, você pode e deve viver a sua vida tranquila, sem qualquer necessidade de ser infeliz.”

“Viver, é sempre dizer aos outros que eles são importantes. Que nós os amamos, porque um dia, eles se vão, e ficaremos com a impressão de que não os amamos o suficiente.”

Tudo que criamos para nós, de que não temos necessidade, se transforma em angústia, em depressão...

"Ninguém quer saber o que fomos, o que possuíamos, que cargo ocupávamos no mundo; o que conta é a luz que cada um já tenha conseguido fazer brilhar em si mesmo."

"Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: Não julgar, definitivamente não julgar a quem quer que seja."

"A omissão de quem pode, e não auxilia o povo, é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira.

Tenho visto muitos espíritos dos que foram homens públicos na Terra em lastimável situação na Vida Espiritual."

“Tu nem sempre terás o que desejas, mas enquanto estiveres ajudando aos outros encontrarás sempre os recursos de que precises.”

(autoria desconhecida)
É melhor ter a lágrima de não ter vencido... .
do que a vergonha de não ter lutado. .

Rui Barbosa"

De tanto vêr triunfar as nulidades... .
...de tanto vêr prosperar a desonra... .
... vêr crescer a injustiça... .
...vêr agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus...
...o homem chega a desanimar-se da virtude,...
... a rir-se da honra,... .
...e a ter vergonha de ser honesto." .

autoria desconhecida)
Atropelei sonhos,... .
Venci as mágoas,... .
Convivi com os fracos,... .
Suportei os falsos,... .
...e hoje eu sei a força que eu tenho, para enfrentar qualquer obstáculos...
autoria desconhecida)

Senhor!...
Concedei-me a Serenidade para... aceitar as coisas que não posso modificar... .
Coragem... para modificar aquelas que posso... .
E...Sabedoria para perceber a diferença. .